Cores para o quarto: um breve guia para arrasar na sua decoração!

Postado em: 24/03/2022

O quarto é um dos cômodos mais importantes da nossa casa. Além de ser um lugar de aconchego e descanso, ele também expressa a nossa essência, seja pelos móveis, seja pela decoração. É o nosso cantinho sagrado.

Por isso, ter esse cômodo com um estilo personalizado e que atenda às suas necessidades é fundamental. As cores são uma ótima forma de expressar essas características.

Porém, sempre surgem aquelas dúvidas: qual cor usar? Como combinar? Neste post, você vai aprender quais cores escolher para a decoração do quarto e como combiná-las.

Índice de conteúdo:

Psicologia das cores

Como já sabemos, as cores são elementos indispensáveis na decoração. Elas geram diferentes sensações, harmonizam e enriquecem o ambiente. Por isso, entender como elas contribuem para o nosso estado de espírito é importante na hora de escolher os novos tons para a sua décor.

A Psicologia das Cores é a ciência que estuda a influência das cores no nosso comportamento. Nosso cérebro é capaz de relacionar cores a situações que vivemos ou que estamos habituados e, cada pessoa, de acordo com a sua sensibilidade, reage de uma forma.

Veja o significado que algumas cores trazem para o ambiente:

Rosa

Delicadeza e romantismo. O rosa está associado ao acolhimento e à feminilidade. É uma cor muito versátil, com tons variados. Também estimula a criatividade, além de comportamentos gentis e amorosos.

Não é à toa que nós, da Lavive, temos o rosa como cor da nossa marca. Por meio dela, a gente expressa todo carinho e cuidado que temos com nossos clientes.

Amarelo

Alegria e otimismo. O amarelo estimula a comunicação e a imaginação, além de auxiliar na iluminação do ambiente e na amplitude de espaços pequenos, é uma excelente cor para se criar uma atmosfera aconchegante.

Branco

Paz e tranquilidade. É um dos tons coringas da decoração. Está associado ao estilo minimalista e, também, pode transmitir um sentimento de sofisticação, mas se usado em excesso pode despertar a sensação de monotonia. É uma cor que também traz amplitude ao ambiente.

Azul

Confiança e tranquilidade. Essa cor traz a sensação de equilíbrio e sobriedade. Além disso, nas temporadas de calor, o azul alivia a sensação térmica.

Cinza

A cor cinza é um tom neutro que vem da mistura entre o branco e o preto. Ela traz uma sensação de equilíbrio e seriedade, sendo uma ótima opção para criar ambientes monocromáticos.

Verde

Frescor e energia. O verde remete ao contato com a natureza, além de trazer a sensação de equilíbrio. É uma das cores mais indicadas para quarto por sua tonalidade relaxante.

Cores para quarto

Cada cor possui um estímulo próprio e a teoria das cores nos ajuda a identificar quais tons são mais recomendados para transmitir aquilo que queremos na decoração.

Por exemplo, cores como branco, azul, verde, rosa e cinza são as mais indicadas para o ambiente do quarto, porque transmitem a sensação de relaxamento, contribuindo para uma noite de sono mais tranquila e revigorante.

Entretanto, nada impede que sejam usadas cores mais intensas e vibrantes como preto, vermelho e laranja. Vale lembrar que, mesmo com os estudos da psicologia das cores, devemos pensar nos gostos e estilo de quem vai habitar o quarto. O importante é se sentir confortável!

Para quem gosta de apostar no básico, nós pedimos a dica do Lucas Sales, Urbanista e Arquiteto, que contou pra gente quais cores são peças coringas na décor do quarto: “cores monocromáticas, tons de cinza, branco e preto. Também podem ser usadas cores frias como azul, verde e violeta. São paletas que geralmente agradam todos os públicos”.

Além disso, se você deseja ter mais iluminação no seu cantinho sagrado, o Lucas deixou mais uma dica: “use tons claros, na paleta das cores quentes, como amarelo, laranja e, claro, o branco, o branco reflete a luz deixando o ambiente bem mais iluminado”.

Antes de escolher a cor, pense nos sentimentos que deseja para o quarto, você também pode usar cores nos móveis, enxovais e paredes.

10 combinações de cores para quarto

Existem diversas combinações de cores que podemos criar para decorar o quarto. Veja abaixo alguns exemplos que você pode seguir ou se inspirar:

1- Quarto com tons de cinza e madeira

O cinza traz a sensação de sobriedade e o item amadeirado o efeito acolhedor.

2- Quarto com tons de verde, rosa e cinza claros

Uma combinação para quem deseja transmitir delicadeza. O verde e o cinza claros transmitem serenidade, o rosa traz energia.

3- Quarto com tons de branco e cinza

A combinação do branco e do cinza deixam o ambiente suave e elegante. Além de deixarem o espaço amplo e iluminado.

4- Quarto com tons bordô e turquesa

Essa é uma combinação bem ousada e que fica linda. Os contrastes do bordô e do turquesa trazem harmonia e personalidade.

5- Quarto com tons de rosa e branco

O rosa com o branco cria uma combinação delicada e acolhedora. Você pode usar o branco em três paredes e aplicar o rosa em uma.

6- Quarto com tons de branco, cinza e vermelho

Se você prefere cores fortes, pode utilizar uma parede vermelha e as demais com tons de cinza. A sobriedade do cinza vai compensar a intensidade do vermelho.

7- Quarto com tons de cinza e azul

Essa combinação vai deixar seu quarto com aspecto relaxante. O azul mais escuro traz profundidade para o ambiente, enquanto o cinza comunica a tranquilidade.

8- Quarto com tons de laranja e amadeirado

Se você tem um piso amadeirado, pode apostar em uma parede laranja, pois esses dois tons formam uma base quase homogênea.

9- Quarto com tons de creme, branco e verde

A base creme ou branca ficam lindas com tons de verde. Essa combinação desperta equilíbrio e tranquilidade.

10- Quarto com tons de preto, cinza e amarelo

Essa combinação traz um aspecto jovial e moderno ao ambiente. Você também pode substituir o amarelo por outras cores vibrantes, como roxo.

Bônus: Cores na composição da sua cama

Os enxovais de cama são grandes aliados na decoração. Uma cama bem arrumada, com a combinação de cores certas pode deixar o seu quarto com uma identidade única.

A nossa coleção Plaza traz inúmeras possibilidades para compor sua cama como desejar. Você pode criar várias composições misturando o cobre leito com acessórios. São 16 cores de cobre leito e 17 cores de acessórios para você soltar a imaginação e compor como quiser. Confira:

O cobre leito é prático para o dia a dia e super versátil.

Os rolinhos são perfeitos para usar a criatividade e decorar a cama do seu jeitinho.

Os porta travesseiros são itens chave na decoração. Além de lindos, têm um toque fofinho e macio.

Gostou das dicas? Compartilhe com alguém que também goste de decoração! Esperamos que este conteúdo te ajude a deixar o seu quarto ainda mais aconchegante, com todo o cuidado e o amor que esse cantinho merece.

TAG'S RELACIONADAS:
COMPARTILHE:

Você também vai gostar

Como cuidar do seu colchão em casa?

Como cuidar do seu colchão em casa?

Uma cama arrumada é super importante para manter o quarto organizado e um ambiente aconchegante. Mas se o seu colchão não estiver em...

Seta
Como usar mantas na decoração?

Como usar mantas na decoração?

A manta é um item super versátil na decoração, seja em dias de chuva para espantar o friozinho, seja em dias quentes para...

Seta
O inverno chegou! Prepare seu quarto para a estação

O inverno chegou! Prepare seu quarto para a estação

Como o ano tem passado rápido, não é verdade?! Já estamos no meio do ano e o inverno chegou para deixar a decoração...

Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.