Dicas de decoração para quarto infantil

Postado em: 13/09/2022

Na hora de decorar o quarto dos pequenos, é quase impossível não ter aquela nostalgia da infância e querer ser criança outra vez. A decoração do quarto infantil nos abre a um mundo de possibilidades, onde a imaginação e criatividade são quem mandam.

Então, se você está nessa aventura de decorar o quarto do seu pequeno ou pequena, nós trouxemos algumas dicas que irão tornar esse espaço super aconchegante e um lugar propício para brincar, dormir e descansar de forma lúdica. Boa leitura!

Decoração: cores e inspirações

O primeiro passo é escolher a paleta de cores que irá compor o ambiente. Você pode brincar com cores e estampas para criar um cenário divertido, por exemplo: pintar cada parede de uma cor (em tons da mesma paleta); escolher duas cores distintas e pintar o teto com listras; e inserir pinturas de desenhos ou adesivos nas paredes, relacionados à temática do quarto.

Se seu filho/filha gosta de ler ou ouvir histórias, uma dica é fazer as paredes do quarto contarem uma narrativa. Para isso, use papéis de parede que despertem a imaginação dos pequeninos, utilizando personagens que ele/ela goste.

Para quartos de bebês, é essencial ter cuidado na hora de selecionar as cores e os objetos que irão compor a parede e, até mesmo, toda a decoração. O ideal é usar cores neutras e leves, como bege, branco, azul, verde ou rosa claros, além de papéis de parede sem exageros. Tons muito vibrantes ou muita informação no ambiente podem tirar a atenção do bebê, dificultando, inclusive, a hora do sono.

Ah, e não pense que uma boa decoração de quarto infantil não funciona em cômodos pequenos, neles também é possível criar um espaço lúdico. Para isso, escolha cores neutras, como branco e bege, para as paredes. Esses tons transmitem a sensação de amplitude e você pode optar por decorar um dos lados com papéis de parede, listras coloridas ou uma cor distinta.

Como escolher a cama ideal

Na hora de escolher a cama, além de levar em consideração a idade, é importante avaliar o estilo e as necessidades da criança, pois cada uma é diferente. A cama do quarto infantil deve ser um móvel lúdico, seguro e aconchegante. Você pode optar por móveis de madeira, em MDF, de ferro tubular, em modelos minicama ou bicama e até personalizados, em formatos de casinha, carro, castelo, entre outros.

Para quartos menores ou de crianças de até 6 anos, as minicamas (70x150cm), também chamadas de camas júnior, são as ideais. Porque, além da criança se identificar com o tamanho, esse modelo é prático e funcional, sendo perfeito para aproveitar um dos cantinhos da parede.

Além do tamanho, também observe a altura da cama. Móveis baixos ou diretamente no chão permitem que os pequenos tenham mais independência e autonomia para subirem e descerem sozinhos.

Se seu filho/filha ainda está no começo da infância, os protetores laterais são indispensáveis para manter a segurança. Por isso, verifique se a cama escolhida permite a instalação do protetor. E lembre-se: quanto mais versátil a cama for para se adaptar a idade da criança, melhor!

Para aproveitar mais espaço, você pode apostar em gavetas na parte inferior da cama e nelas guardar itens usados com mais frequência, como brinquedos ou roupas de cama.

Agora, se seu filho/filha já é um pouquinho maior, vale apostar nas camas de solteiro. Você pode encontrá-las em diferentes medidas:

  • Solteiro menor: 78x188cm
  • Solteiro padrão: 88x188cm
  • Solteiro king: 96x203cm
  • Solteirão: 100x200cm

Dicas de decoração para a cama das crianças

Para decorar a cama infantil, você pode optar por colchas, edredons ou cobre leitos e compor com almofadas e acessórios coloridos, em tamanhos e formatos diferentes. Já a ordem das peças é semelhante à composição de qualquer cama: jogo de lençol, colcha ou edredon, travesseiros e almofadas.

Bichinhos de pelúcia, almofadas em formato de desenhos ou personalizadas, além de mantas também são ótimas opções para decorar a cama dos pequenos, principalmente se a peça de cima (colcha, cobre leito ou edredom) for em tons neutros.

O importante é lembrar que a decoração da cama, assim como de todo o quarto infantil, deve ser uma decoração lúdica e que estimule a imaginação da criança.

Como você viu, a decoração do quarto infantil é como a imaginação dos pequenos: um universo de possibilidades. Então, adapte essas dicas e soluções para a sua realidade, temos certeza que o quarto do seu filho/filha ficará lindo.

Para mais dicas de decoração e organização, acompanhe nosso blog!

COMPARTILHE:

Você também vai gostar

7 Dicas de cama posta para o outono

7 Dicas de cama posta para o outono

O outono chegou, o clima já mudou e com as noites mais frias tudo o que queremos é dormir em um lugar bem...

Seta
Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Nós já sabemos que o conforto é uma característica fundamental para todos os tipos de cama. Quanto mais aconchegante, melhor a noite de...

Seta
Quarto romântico: inspirações para você criar o seu

Quarto romântico: inspirações para você criar o seu

Muito mais do que apenas um lugar para dormir, o quarto é o nosso refúgio pessoal para relaxar, recarregar as energias e sonhar....

Seta
Como escolher o travesseiro ideal para uma noite de sono perfeita

Como escolher o travesseiro ideal para uma noite de sono perfeita

Nada melhor que um lençol fofinho, um pijama confortável e um travesseiro macio para aproveitar uma noite de sono tranquila. Este último é...

Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.