Minimalismo: o que é e como fazer uma cama posta minimalista?

Postado em: 26/07/2022

No que você pensa quando o assunto é “minimalismo”? Esse estilo é tendência seja na moda, seja no estilo de vida, seja na decoração. O minimalismo está relacionado ao “menos é mais”, a possuir o que é essencial, sendo uma ferramenta para quem deseja viver livre de excessos.

Esse estilo também está presente na hora de compor a cama, deixando o quarto leve, simples, mas sem perder a elegância. Quer entender o que é minimalismo e como fazer uma cama posta minimalista? Continue a leitura!

Minimalismo: o que é?

Em uma definição ao pé da letra, minimalismo significa procurar soluções que sejam mais simples. O conceito minimalista surgiu de manifestações culturais e artísticas durante o século XX que defendiam apenas o uso do essencial em suas expressões.

Com o passar dos anos, o minimalismo foi adotado como um estilo relacionado ao desapego. Pessoas que adotam uma vida minimalista, procuram viver somente com o necessário.

Na decoração, o minimalismo significa decorar com o mínimo de elementos básicos e possíveis para criar um espaço funcional, valorizando a sobriedade. Mas calma, isso não quer dizer que você precisa ter uma casa sem televisão, com paredes brancas, uma cama e duas cadeiras.

A decoração minimalista deseja levar ao seu lar mais simplicidade e funcionalidade, mostrando que é possível criar combinações e ambientes aconchegantes com poucos elementos decorativos.

Decoração minimalista

Quando pensamos em décor minimalista, a primeira coisa é achar que móveis e paredes devem ser brancos. Apesar de ser um tom muito usado em ambientes desse estilo, é possível usar cores e, ainda sim, ter um cômodo minimalista. Por exemplo, você pode criar um ponto focal com cor, usando uma parede, tapete ou sofá.

Na hora de criar a decoração minimalista, leve em consideração se o móvel ou item decorativo é essencial para o ambiente, para a sua rotina e o dia a dia do lar. A paleta de cores neutras, como bege, cinza e branco é a ideal para começar a adotar o estilo minimalista. Esses tons remetem sobriedade e leveza, além da sensação de amplitude, ou seja, o ambiente parece ficar maior, mais arejado.

Outra característica, é o pouco uso de quadros, objetos decorativos ou itens que podem sobrecarregar o ambiente. Escolha as peças que você mais gosta e fazem sentido para você. É muito comum encontrarmos elementos com linhas retas e geométricas nesse estilo decorativo.

Por último, tenha um ambiente organizado! A organização é uma das principais características do minimalismo.

Como ter uma cama posta minimalista

A cama posta deve passar a sensação de conforto e trazer alegria ao ambiente. Esse termo se refere à ideia de uma cama arrumada com diferentes peças, como: lençóis, cobre leito, mantas, travesseiros, almofadas, entre outros.

Seguindo as características do minimalismo, para compor uma cama posta minimalista, você precisa de itens básicos:

  • Lençol de elástico
  • Sobre lençol
  • Manta, edredom ou cobre leito
  • Travesseiros
  • Almofadas

Lembre-se de verificar se os lençóis estão bem esticados, sem sobras a mais nas laterais. Além disso, fique atenta à combinação de cores, mantenha o jogo de lençol e edredom, colcha ou cobre leito na mesma paleta.

Peças com estampas geométricas ou em linhas retas também são uma ótima opção para montar a cama posta minimalista. Você pode combiná-las a cores neutras, como creme e cinza.

Caso você queira uma cama posta mais simples, pode investir em um jogo de cama de sua preferência, com lençol e fronhas. Sem a colcha ou cobre leito, o lençol será o grande protagonista da cama, por isso mantenha a peça bem esticada, alinhada ao colchão.

Gostou de entender o que é o minimalismo, como ele pode ser aplicado na decoração e até montar uma cama posta linda com esse estilo? Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de décor.

COMPARTILHE:

Você também vai gostar

7 Dicas de cama posta para o outono

7 Dicas de cama posta para o outono

O outono chegou, o clima já mudou e com as noites mais frias tudo o que queremos é dormir em um lugar bem...

Seta
Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Nós já sabemos que o conforto é uma característica fundamental para todos os tipos de cama. Quanto mais aconchegante, melhor a noite de...

Seta
Quarto romântico: inspirações para você criar o seu

Quarto romântico: inspirações para você criar o seu

Muito mais do que apenas um lugar para dormir, o quarto é o nosso refúgio pessoal para relaxar, recarregar as energias e sonhar....

Seta
Como escolher o travesseiro ideal para uma noite de sono perfeita

Como escolher o travesseiro ideal para uma noite de sono perfeita

Nada melhor que um lençol fofinho, um pijama confortável e um travesseiro macio para aproveitar uma noite de sono tranquila. Este último é...

Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.