Escolha o tapete ideal para cada ambiente da sua casa

Postado em: 16/11/2022

Já imaginou começar o dia pisando nas nuvens? Essa é a sensação que um tapete fofinho e macio pode te proporcionar. Essa peça, além de super versátil, traz mais vida ao seu lar, sendo uma grande aliada na decoração.

Por isso, leia este post até o final e descubra quais as vantagens de usar o tapete e como escolher o tamanho e tipo ideal para cada cantinho do seu lar.

Por que utilizar tapete na decoração?

Você provavelmente já visitou ou viu em fotos casas com tapetes em diferentes cômodos. Mas será que eles estão lá apenas por um papel decorativo? A função dessas peças vai muito além da beleza, confira os motivos de investir nelas:

  • Os tapetes funcionam como isolantes térmicos, ajudando a manter a temperatura do ambiente mesmo em dias frios.
  • Quando utilizados na sala de estar, cozinha e quartos, os tapetes ajudam a abafar ruídos internos e externos, garantindo mais tranquilidade para o ambiente.
  • Os tapetes aumentam a sensação de conforto tanto físico quanto visual, pois evitam o contato com o chão frio e tornam o ambiente mais aconchegante.
  • Eles protegem o piso de impactos e arranhões, além de suavizar a queda de objetos.
  • Tapetes também delimitam o espaço e criam “cenários” em ambientes integrados, como salas e cozinhas que estão em um mesmo cômodo, por exemplo.

Já deu para perceber que essa peça traz diversos benefícios para você e o seu lar, não é mesmo? Agora, é hora de saber como escolher o tapete ideal para cada cantinho da casa.

Como escolher o tapete de cada ambiente

Lisos, estampados, felpudos, retangulares, redondos. A lista de variedades de tapetes é quase infinita e cada cômodo pede um modelo diferente, de acordo com a utilidade da peça e o seu gosto pessoal.

Tapete para sala de estar: como essa é uma área de muita movimentação, escolha um modelo de material resistente e de qualidade, como o tapete persa, a passadeira e o tapete de fibras naturais ou fibras sintéticas (poliéster, nylon e vinílico). Se sua sala de estar for espaçosa, você também pode criar o “efeito ilha”, escolhendo um tapete grande que comporte todos os móveis em cima dele sem que fique apertado. Já se sua sala tiver um espaço reduzido coloque apenas uma pequena parte do sofá em cima do tapete e finalize com uma mesa de centro ou poltrona.

Tapete para quarto: você pode escolher um tapete que siga toda a beirada da cama na parte da frente ou nas laterais. Se a cama for de casal opte por dois tapetes, um de cada lado do móvel. Você também pode escolher um modelo grande e colocar a cama em cima, deixando o tapete à mostra nas laterais.

Tapete para sala de jantar: para criar uma harmonia visual escolha o tapete no mesmo formato da mesa de jantar. Outra dica é deixar o tapete com 70 cm a mais que o tamanho da mesa, isso vai evitar que as cadeiras ultrapassem as bordas do tapete.

Tapete para banheiro: invista em conjuntos de tapetes próprios para esse cômodo, os quais incluem saída do box, da pia e do vaso sanitário.

Tapete para cozinha: nesse ambiente menos é mais, por isso escolha jogos de tapetes retangulares para cobrir o piso apenas nas áreas de trabalho, como pia e fogão.

Em todos esses cômodos você pode optar por modelos em diferentes tonalidades, mas sempre respeitando a paleta de cores de cada ambiente para não criar uma confusão visual. Uma dica certeira é escolher peças de tons claros ou neutros.

Tapetes para área externa: varandas e outros ambientes externos estão constantemente expostos ao sol, a chuva e a poeira. Por isso, escolha tapetes de materiais resistentes e tecidos em máquinas como polipropileno, sisal e pvc. Se o local no qual o tapete for colocado estiver muito exposto ao sol, prefira modelos em tons terrosos ou cores naturais, isso vai evitar que a peça ganhe o aspecto de desbotada.

E claro que não poderia faltar o tapete para a entrada da casa, mais conhecido como capacho, que cria um ambiente todo acolhedor e convidativo. Essa peça também garante que a umidade, as folhas e poeiras permaneçam do lado de fora da sua casa.

Você pode encontrar capachos feitos de nylon, que são bem resistentes, antiderrapantes e com ótima absorção de água; capachos de vinil, mais voltados para retenção de sujeiras secas e com proteção contra os raios UV; e capachos de fibras de casca de coco, que são 100% naturais e fáceis de limpar.

Gostou das dicas? Temos certeza que agora ficou mais fácil escolher o tapete ideal para cada cantinho do seu lar. Acompanhe nosso blog e tenha acesso a outras dicas que vão deixar a sua casa ainda mais aconchegante!

TAG'S RELACIONADAS:
COMPARTILHE:

Você também vai gostar

7 Dicas de cama posta para o outono

7 Dicas de cama posta para o outono

O outono chegou, o clima já mudou e com as noites mais frias tudo o que queremos é dormir em um lugar bem...

Seta
Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Nós já sabemos que o conforto é uma característica fundamental para todos os tipos de cama. Quanto mais aconchegante, melhor a noite de...

Seta
Quarto romântico: inspirações para você criar o seu

Quarto romântico: inspirações para você criar o seu

Muito mais do que apenas um lugar para dormir, o quarto é o nosso refúgio pessoal para relaxar, recarregar as energias e sonhar....

Seta
Como escolher o travesseiro ideal para uma noite de sono perfeita

Como escolher o travesseiro ideal para uma noite de sono perfeita

Nada melhor que um lençol fofinho, um pijama confortável e um travesseiro macio para aproveitar uma noite de sono tranquila. Este último é...

Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.