Durma bem: a importância de ter uma boa noite de sono

Postado em: 28/07/2023

Quem não gosta de uma boa noite de sono, debaixo de cobertas quentinhas, para renovar as energias? Além de ser uma das melhores coisas da vida, dormir bem é essencial para a nossa saúde e bem-estar.

Quando não dormimos o suficiente ou não temos um sono restaurador, isso pode afetar negativamente nosso humor, nossa capacidade cognitiva, nossa produtividade e até mesmo nossa saúde física a longo prazo.

Neste post, vamos te explicar a importância de ter uma boa noite de sono e dar algumas dicas para você dormir bem, aproveitando todos os benefícios desse momento de descanso!

Por que ter uma boa noite de sono é importante?

Quando dormimos, nosso corpo passa por processos importantes de reparação e regeneração, além de consolidar na memória os acontecimentos vividos durante o dia. Assim, dormir bem é essencial para que o cérebro processe melhor as novas experiências e informações.

Outro benefício de um sono de qualidade é o rejuvenescimento da pele. Uma boa noite de descanso diminui rugas e linhas de expressão, possibilitando que as células da pele se renovem e descansem, ajudando a prevenir o envelhecimento! Além disso, dormir bem ajuda o organismo a combater infecções, produzindo proteínas extras que fazem o sistema imunológico ficar mais forte, contribuindo para a redução do estresse.

Entretanto, se temos um sono de má qualidade, isso pode levar a uma série de problemas: fadiga e cansaço durante o dia, problemas de concentração, irritabilidade e depressão, aumento do risco de doenças cardíacas, enfraquecimento do sistema imunológico e muitos outros.

Entretanto, se temos um sono de má qualidade, isso pode levar a uma série de problemas: fadiga e cansaço durante o dia, problemas de concentração, irritabilidade e depressão, aumento do risco de doenças cardíacas, enfraquecimento do sistema imunológico e muitos outros.

Dicas para melhorar o seu sono

Para evitar esses problemas que podem prejudicar a sua saúde física e mental, priorizar uma boa noite de sono é fundamental para todas as idades. Por isso, a qualidade do sono infantil deve ser uma das prioridades para as mamães e os papais.

De acordo com a Associação Brasileira do Sono, as horas recomendadas para garantir
um sono restaurador é de:

Recém-nascidos: média de 14 a 18 horas por dia
Crianças de 3 a 5 anos: a necessidade varia entre 13 a 15 horas, com períodos de cochilo
Crianças de 6 a 12 anos: 9 a 11 horas por dia, não havendo necessidade de cochilo
Adolescentes: 8 a 10 horas por dia
Adultos: a necessidade varia de 7 a 9 horas, sendo a média de 8 horas

Lembrando que essas horas devem ser sem interrupções ou perturbações. E para aproveitar ainda mais os benefícios de uma noite tranquila, fazer uma correta higienização do sono é essencial.

Essa higiene está relacionada aos hábitos que garantem uma boa noite de sono, como estar relaxado antes de ir para a cama, ler um livro, tomar um chá e ter um bom colchão. Outras dicas dicas importantes para um sono tranquilo são:

Manter um horário de sono regular: tente ir para a cama e acordar todos os dias no mesmo horário, mesmo nos fins de semana.

Criar um ambiente adequado: certifique-se de que seu quarto esteja escuro, fresco e silencioso. Se necessário, use cortinas blackout nas janelas ou uma máscara de dormir.

Evitar telas antes de dormir: a luz azul de celulares, tablets e computadores pode interromper a produção de melatonina, hormônio que ajuda a regular o sono. Por isso, tente desligar esses dispositivos pelo menos uma hora antes de ir para a cama.

Fazer atividade física regularmente: isso melhora a qualidade do seu sono, mantendo seu corpo mais relaxado. Só evite exercícios intensos perto da hora de dormir.

Evitar alimentos, bebidas estimulantes ou refeições pesadas antes de dormir: café, chá preto, chocolate e refrigerante, por exemplo, devem ser consumidos pelo menos uma hora antes de ir para a cama.

Com essas dicas, você terá um sono muito mais tranquilo e reparador, aproveitando diversos benefícios para a sua saúde. Ah, se você está tendo problemas para dormir ou com suspeitas de um distúrbio do sono, é sempre importante consultar um especialista!

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