Dicas para remover as manchas em tecidos
Remover manchas de tecidos exige um certo cuidado, por isso é sempre bom antes de tudo verificar o tipo de mancha para escolher...
Não importa se você gosta de moda, design têxtil ou enxovais de cama decorados, em todas essas peças existem várias técnicas de acabamento que adicionam detalhes e texturas aos tecidos. Entre as mais populares estão a laise, o bordado e a renda.
Mas você sabe qual a diferença entre elas? Neste post, vamos explorar as características desses três acabamentos, suas especificidades e onde você pode encontrá-los. Vamos lá?
A laise é um tecido que existe há gerações. Com certeza, você já teve ou tem uma blusa, vestido ou até mesmo uma peça de cama com detalhes em laise. Afinal, esse é um tecido clássico que nunca sai de moda. Suas principais características são:
A laise é uma técnica têxtil que envolve a perfuração de pequenos furos no tecido, geralmente produzidos em bases feitas de algodão. Esses furos criam padrões vazados, conferindo uma aparência leve e arejada. Por conta disso, ela é frequentemente utilizada em roupas de verão.
E atenção: não coloque suas roupas, fronhas ou outros materiais de laise para bater de qualquer jeito na máquina. Se você fizer isso, os bordados vão se desfazer e os fios irão se arrebentar. Procure sempre lavar na mão, com calma.
Outro tecido que confere aberturas lindas e delicadas às peças é a renda. Transparente, maleável, bem fina e muito delicada, essa técnica envolve a adição de fios, geralmente de seda, algodão ou nylon, a um tecido de base por meio de crochê, tricô, tule ou outros métodos semelhantes. Isso cria padrões ornamentados e detalhes elaborados no tecido.
A renda é comumente usada em lingeries, como uma composição da tonalidade da peça, conferindo sensualidade e elegância. No caso de enxovais, esse tecido é utilizado como detalhes em fronhas, almofadas e no caimento de colchas ou cobre leitos, deixando um efeito em todos os tipos de caimento: longo, rente ao chão, ou mais curtinho.
Assim como a laise, a renda também deve ser lavada na mão para evitar estragos nas peças.
Agora, chegou a hora de saber mais sobre o bordado. De todas as técnicas essa é a mais antiga e, provavelmente, a mais popular. O bordado utiliza fios e agulhas para ornamentar tecidos, normalmente com desenhos e letras.
Esses fios são costurados à mão ou à máquina no tecido de base. Existem diversos tipos de bordados, cada um com características únicas, como o ponto cruz, ponto cheio e ponto rococó.
A diferença principal entre os tipos de bordado está no material utilizado e no manuseio da agulha, pois cada um carrega uma identidade própria. Confira os principais:
Ponto cruz
É um dos mais tradicionais, feito com auxílio de agulha e linha. Essa técnica consiste em bordar padrões formados por pequenas cruzes, até se chegar a uma frase ou desenhos. Esse estilo é muito comum em capas de almofadas, caminhos de mesa e jogos de cama.
Bordado à mão
Feito manualmente com agulha e fio, essa técnica não possui regras, sendo possível explorar diversos pontos na mesma peça. Geralmente é aplicado em diversos tecidos, como camisetas, jeans, bastidores e ecobags
Ponto rococó
O ponto rococó usa pontos cheios e parciais para criar padrões intrincados e florais. É muito comum encontrar folhas, flores, laços e ornamentos semelhantes nesse tipo de bordado. Tradicionalmente, ele é realizado com uma agulha de ponta fina, que permite trabalhar com precisão os detalhes.
Ponto russo
A característica principal desse tipo de bordado é a impressão de uma imagem em alto relevo, a partir do uso de uma agulha específica. Esse ponto fica lindo em bastidor, tapetes, capas de almofada e detalhes de toalhas ou jogos de cama.
A escolha entre os acabamentos de laise, renda e bordado para a sua roupa de cama depende do estilo que você deseja criar no seu quarto, das suas preferências pessoais e do nível de detalhe que você procura.
Para te ajudar, selecionamos algumas inspirações de como eles podem ser encontrados nos itens do enxoval de cama.
Além do conforto do tecido, o detalhe da renda dupla leva muito charme para qualquer composição.
Para quem ama o efeito do bordado na cama, essa fronha é confeccionada com laise nas 03 abas.
A peseira dupla face fica ainda mais charmosa com os detalhes em renda dos 4 lados da peça.
Os detalhes em laise conferem à cama um ar majestoso, clássico e imponente.
Gostou das inspirações? Lembre-se que ao escolher entre esses acabamentos, você precisa levar em consideração o seu estilo e a sensação que deseja criar em suas peças, tanto de cama quanto de vestuário. Com certeza, esses três acabamentos deixaram suas peças muito mais elegantes e delicadas.
Para mais conteúdos sobre estilo de vida, decoração e roupas de cama, visite nosso blog!
Remover manchas de tecidos exige um certo cuidado, por isso é sempre bom antes de tudo verificar o tipo de mancha para escolher...
Nós já sabemos que o conforto é uma característica fundamental para todos os tipos de cama. Quanto mais aconchegante, melhor a noite de...
Passar roupas de cama pode ser um pouco trabalhoso, mas com as dicas certas, pode se tornar mais fácil. Afinal, quem não ama...
O outono chegou, o clima já mudou e com as noites mais frias tudo o que queremos é dormir em um lugar bem...
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.