Decore sua casa com plantas

Postado em: 7/12/2022

O uso de plantas na decoração traz vida e frescor ao ambiente, proporcionando aquela sensação gostosa que só o contato com a natureza nos oferece. As plantinhas também purificam o ar e ajudam a deixar nossa casa mais saudável.

Para você aproveitar esse e outros benefícios, selecionamos algumas dicas de como decorar sua casa com plantas.

Uma planta para cada ambiente

Antes de escolher as plantas, divida os cômodos da casa pela quantidade de luz natural que recebem. Dessa forma, fica mais fácil saber qual planta se adequa melhor em cada local.

Ambientes com muita luz solar

Se você tem uma janela que bate muito sol ou um espaço na varanda que recebe mais de quatro horas de luz direta, invista em frutíferas ou flores. Lavanda, jasmim, azaleia e onze-horas são algumas espécies que amam um banho de sol. As suculentas também são uma ótima opção, elas podem ser cultivadas em diferentes formatos e tamanhos.

Ambientes com pouca luz solar

Em ambientes que recebem pouca luminosidade as plantas de folhagens maiores e tons de verde mais escuros são as que têm maior capacidade de adaptação. Algumas delas são: zamioculcas, lírio da paz, philodendron pacová, bambu da sorte e antúrio.

Ambientes internos ou com meia sombra

Para saber se sua sala de estar ou quarto entram na categoria meia sombra, considere se esses ambientes recebem luz quando o sol está mais fraco e luz indireta quando o sol está mais forte. Boas opções para espaços assim são a zamioculca, a espada de São Jorge, o pau d’água, a jiboia e o filodendro.

Ambientes com sombra total

Em ambientes que não recebem muita luz solar prefira espécies como a dracena, que gosta de umidade; o lírio da paz, ideal para cultivar em locais fechados; e a bromélia, que cresce em cômodos sem janelas, como o banheiro. Vale lembrar que mesmo se adaptando a ambientes com sombra total, essas plantinhas devem ser cuidadas e, se necessário, trocadas para não morrer.

Cuidados básicos

Vale lembrar que uma planta é um ser vivo que necessita de carinho e atenção. Por isso, precisa ser bem cuidada para crescer com saúde.

O primeiro cuidado básico é regar suas plantinhas quando o substrato estiver seco, se a terra estiver muito úmida é sinal de que a planta não necessita de água. Na hora de regar, fique atento também ao tipo de planta, algumas espécies têm regas mais espaçadas que outras.

Além disso, ofereça as condições de luz necessárias para o desenvolvimento e adaptação das plantas. Para isso, leve em consideração as dicas acima. Outro cuidado básico é fertilizar as suas plantas. A fertilização devolve os nutrientes necessários para o desenvolvimento e crescimento das espécies.

Motivos para ter mais plantas em casa

Agora que você já sabe como escolher a planta ideal para cada ambiente e os principais cuidados para mantê-las saudáveis, é hora de saber os motivos para ter mais plantinhas em casa.

Cores que acalmam

As plantas proporcionam um alívio aos olhos cansados. Após horas trabalhando em frente ao computador, observe suas plantas por alguns minutos, o tom delas é agradável a nossa mente.

Mais concentração

Segundo um estudo do Royal College of Agriculture, 70% dos alunos prestavam mais atenção em ambientes com plantas. Se você trabalha em home office, as plantinhas podem ser suas aliadas.

Tchau, estresse!

O contato com a natureza proporcionado pelas flores e plantas ajuda a diminuir os níveis de estresse.

Sem alergias

Se você sofre de alergias, plantas sem flores podem te ajudar. As folhas do clorofito, por exemplo, absorvem alergênicos como mofo e poeira, eliminando quase 90% das toxinas do ambiente.

As plantas podem ser o toque que falta para o seu lar se tornar ainda mais relaxante e acolhedor. Continue acompanhando o Blog da Lavive para mais dicas!

TAG'S RELACIONADAS:
COMPARTILHE:

Você também vai gostar

7 Dicas de cama posta para o outono

7 Dicas de cama posta para o outono

O outono chegou, o clima já mudou e com as noites mais frias tudo o que queremos é dormir em um lugar bem...

Seta
Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Nós já sabemos que o conforto é uma característica fundamental para todos os tipos de cama. Quanto mais aconchegante, melhor a noite de...

Seta
Quarto romântico: inspirações para você criar o seu

Quarto romântico: inspirações para você criar o seu

Muito mais do que apenas um lugar para dormir, o quarto é o nosso refúgio pessoal para relaxar, recarregar as energias e sonhar....

Seta
Como escolher o travesseiro ideal para uma noite de sono perfeita

Como escolher o travesseiro ideal para uma noite de sono perfeita

Nada melhor que um lençol fofinho, um pijama confortável e um travesseiro macio para aproveitar uma noite de sono tranquila. Este último é...

Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.