Dicas para remover as manchas em tecidos
Remover manchas de tecidos exige um certo cuidado, por isso é sempre bom antes de tudo verificar o tipo de mancha para escolher...
Nada melhor que deitar na cama após um dia cansativo de trabalho, concorda? Melhor ainda, quando os lençóis e edredons estão limpinhos e cheirosos.
Por isso, para manter o seu enxoval com essa sensação de limpeza por mais tempo, nós separamos algumas dicas de como lavar e cuidar da sua roupa de cama.
Temos certeza que, após esses cuidados, até arrumar as cobertas será uma tarefa prazerosa!
Saber a frequência certa de lavar os itens do enxoval faz toda diferença na conservação das peças, além de prevenir o acúmulo de sujeiras e bactérias.
Lençóis: Muitos especialistas recomendam lavar os lençóis, pelo menos, 1 vez por semana ou em até duas semanas, a depender do estado do lençol. Se a pessoa que usou o lençol estiver doente, por exemplo, principalmente de gripe ou doenças alérgicas, o recomendado é trocar a cada dois dias.
Edredons e cobertores: Essas peças são mais pesadas e não necessitam ser lavadas com frequência, recomenda-se 1 vez por mês ou em até 3 meses, dependendo do uso. Vale lembrar que, edredons e cobertores precisam estar bem secos antes de serem guardados no armário ou usados novamente. Se guardados úmidos, eles podem gerar mofo, o que causa mau cheiro no guarda-roupa, além de danificar outros itens do seu armário.
O processo de lavagem vai muito além de colocar todas as peças na máquina de lavar. Antes disso, bata e chacoalhe bem os lençóis e cobertores para retirar toda poeira, fios de cabelos, pelos e outras sujeiras que possam estar presentes.
Depois, verifique se alguma das peças está manchada , seja de maquiagem, seja de alimentos, e realize uma pré-lavagem antes de colocá-las na máquina. Nessa etapa, você pode usar um tira-manchas de sua preferência ou sabão neutro, que é compatível com a maioria dos tecidos. Se necessário, deixe a peça de molho por um tempinho e esfregue suavemente.
Na hora de colocar as peças na máquina, observe as instruções de lavagem dos jogos de cama, isso é super importante. Outro cuidado, é separar as peças 100% algodão das de poliéster ou de fibras sintéticas, isso irá evitar o aparecimento de bolinhas no tecido.
Se o seu enxoval for de linho, o cuidado deve ser redobrado. Por ser um tecido muito delicado, o ideal é que você leve a uma lavanderia para cuidados profissionais.
Além de separar por tecido, também separe as peças por cores. Lençóis e fronhas brancos ou de tons claros/neutros podem ser lavados juntos. Já as roupas da cama coloridas devem ser lavadas separadamente.
E sabe aquelas colchas e cobertores de tons vibrantes? Para conservar essas tonalidades na hora da lavagem, na parte da máquina reservada ao amaciante, você pode colocar metade desse produto e completar com vinagre branco. O ácido do vinagre vai conservar os tons das peças, sem o cheiro ficar impregnado.
Com as peças já colocadas na máquina, ajuste o ciclo de lavagem. Você pode optar pela opção “roupa de cama” ou pela função de lavagem “normal”, isso varia de acordo com cada eletrodoméstico.
Ah, e se houver alguma peça do seu enxoval com detalhes, como bordados e rendas, o recomendado é que ela seja lavada separadamente, em água fria e no ciclo mais delicado da sua máquina.
Para lavar cobertores, edredons e mantas o recomendado é que a sua máquina tenha, pelo menos, a capacidade de 10kg, por serem peças muito pesadas. O mesmo vale para itens de cama queen ou king size. Caso o seu eletrodoméstico não suporte todo esse peso, o ideal é levar as peças à lavanderia.
Agora que você já sabe como lavar sua roupa de cama, é hora de aprender alguns cuidados básicos para manter a higiene do seu enxoval.
A primeira dica é guardar as peças em locais arejados, pois a ventilação combate a proliferação de ácaros, impedindo que o guarda-roupa fique abafado. Além disso, é muito importante que você também areje o quarto todos os dias. Isso vai conservar as peças que estão postas na cama.
Então, abra as janelas e deixe o ar fresco circular pelo cômodo, no mínimo, durante 20 minutos. Assim, a luz do sol também pode entrar no quarto, renovando a sensação de limpeza nas roupas de cama.
A exposição aos raios solares, de forma moderada, é indicada para evitar a proliferação de ácaros, o surgimento de bolor e outros problemas relacionados à umidade. Você pode arejar o quarto, durante a manhã ou no fim da tarde, já que nesses períodos a luz do sol é mais amena.
Outra dica para deixar as peças da cama posta sempre lindas, é não subir na cama com os pés sujos ou com sapatos. Vai deitar? Lave os seus pés e evite deixar os calçados próximos ao colchão.
E sabe aquela mania de colocar a toalha molhada em cima da cama? Acabe com ela hoje mesmo! Pois, além de deixar o colchão úmido, esse mau hábito pode contribuir no aparecimento de mofo.
Ah, e lembre-se de guardar os itens do seu enxoval sempre sequinhos. Esperamos que você tenha gostado das dicas e que este post te ajude a deixar sua roupa de cama super limpinha e aconchegante. Para um cuidado ainda maior, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre como cuidar do colchão em casa, é só clicar aqui.
Remover manchas de tecidos exige um certo cuidado, por isso é sempre bom antes de tudo verificar o tipo de mancha para escolher...
Nós já sabemos que o conforto é uma característica fundamental para todos os tipos de cama. Quanto mais aconchegante, melhor a noite de...
Passar roupas de cama pode ser um pouco trabalhoso, mas com as dicas certas, pode se tornar mais fácil. Afinal, quem não ama...
O outono chegou, o clima já mudou e com as noites mais frias tudo o que queremos é dormir em um lugar bem...
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.