Como lavar e cuidar da roupa de cama em casa?

Postado em: 20/09/2022

Nada melhor que deitar na cama após um dia cansativo de trabalho, concorda? Melhor ainda, quando os lençóis e edredons estão limpinhos e cheirosos.

Por isso, para manter o seu enxoval com essa sensação de limpeza por mais tempo, nós separamos algumas dicas de como lavar e cuidar da sua roupa de cama.

Temos certeza que, após esses cuidados, até arrumar as cobertas será uma tarefa prazerosa!

Qual o período ideal para fazer a troca da roupa de cama?

Saber a frequência certa de lavar os itens do enxoval faz toda diferença na conservação das peças, além de prevenir o acúmulo de sujeiras e bactérias.

Lençóis: Muitos especialistas recomendam lavar os lençóis, pelo menos, 1 vez por semana ou em até duas semanas, a depender do estado do lençol. Se a pessoa que usou o lençol estiver doente, por exemplo, principalmente de gripe ou doenças alérgicas, o recomendado é trocar a cada dois dias.

Edredons e cobertores: Essas peças são mais pesadas e não necessitam ser lavadas com frequência, recomenda-se 1 vez por mês ou em até 3 meses, dependendo do uso. Vale lembrar que, edredons e cobertores precisam estar bem secos antes de serem guardados no armário ou usados novamente. Se guardados úmidos, eles podem gerar mofo, o que causa mau cheiro no guarda-roupa, além de danificar outros itens do seu armário.

Cuidados na hora da lavagem

O processo de lavagem vai muito além de colocar todas as peças na máquina de lavar. Antes disso, bata e chacoalhe bem os lençóis e cobertores para retirar toda poeira, fios de cabelos, pelos e outras sujeiras que possam estar presentes.

Depois, verifique se alguma das peças está manchada , seja de maquiagem, seja de alimentos, e realize uma pré-lavagem antes de colocá-las na máquina. Nessa etapa, você pode usar um tira-manchas de sua preferência ou sabão neutro, que é compatível com a maioria dos tecidos. Se necessário, deixe a peça de molho por um tempinho e esfregue suavemente.

Na hora de colocar as peças na máquina, observe as instruções de lavagem dos jogos de cama, isso é super importante. Outro cuidado, é separar as peças 100% algodão das de poliéster ou de fibras sintéticas, isso irá evitar o aparecimento de bolinhas no tecido.

Se o seu enxoval for de linho, o cuidado deve ser redobrado. Por ser um tecido muito delicado, o ideal é que você leve a uma lavanderia para cuidados profissionais.

Além de separar por tecido, também separe as peças por cores. Lençóis e fronhas brancos ou de tons claros/neutros podem ser lavados juntos. Já as roupas da cama coloridas devem ser lavadas separadamente.

E sabe aquelas colchas e cobertores de tons vibrantes? Para conservar essas tonalidades na hora da lavagem, na parte da máquina reservada ao amaciante, você pode colocar metade desse produto e completar com vinagre branco. O ácido do vinagre vai conservar os tons das peças, sem o cheiro ficar impregnado.

Com as peças já colocadas na máquina, ajuste o ciclo de lavagem. Você pode optar pela opção “roupa de cama” ou pela função de lavagem “normal”, isso varia de acordo com cada eletrodoméstico.

Ah, e se houver alguma peça do seu enxoval com detalhes, como bordados e rendas, o recomendado é que ela seja lavada separadamente, em água fria e no ciclo mais delicado da sua máquina.

Para lavar cobertores, edredons e mantas o recomendado é que a sua máquina tenha, pelo menos, a capacidade de 10kg, por serem peças muito pesadas. O mesmo vale para itens de cama queen ou king size. Caso o seu eletrodoméstico não suporte todo esse peso, o ideal é levar as peças à lavanderia.

Como manter a higiene da roupa de cama

Agora que você já sabe como lavar sua roupa de cama, é hora de aprender alguns cuidados básicos para manter a higiene do seu enxoval.

A primeira dica é guardar as peças em locais arejados, pois a ventilação combate a proliferação de ácaros, impedindo que o guarda-roupa fique abafado. Além disso, é muito importante que você também areje o quarto todos os dias. Isso vai conservar as peças que estão postas na cama.

Então, abra as janelas e deixe o ar fresco circular pelo cômodo, no mínimo, durante 20 minutos. Assim, a luz do sol também pode entrar no quarto, renovando a sensação de limpeza nas roupas de cama.

A exposição aos raios solares, de forma moderada, é indicada para evitar a proliferação de ácaros, o surgimento de bolor e outros problemas relacionados à umidade. Você pode arejar o quarto, durante a manhã ou no fim da tarde, já que nesses períodos a luz do sol é mais amena.

Outra dica para deixar as peças da cama posta sempre lindas, é não subir na cama com os pés sujos ou com sapatos. Vai deitar? Lave os seus pés e evite deixar os calçados próximos ao colchão.

E sabe aquela mania de colocar a toalha molhada em cima da cama? Acabe com ela hoje mesmo! Pois, além de deixar o colchão úmido, esse mau hábito pode contribuir no aparecimento de mofo.

Ah, e lembre-se de guardar os itens do seu enxoval sempre sequinhos. Esperamos que você tenha gostado das dicas e que este post te ajude a deixar sua roupa de cama super limpinha e aconchegante. Para um cuidado ainda maior, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre como cuidar do colchão em casa, é só clicar aqui.

TAG'S RELACIONADAS:
COMPARTILHE:

Você também vai gostar

7 Dicas de cama posta para o outono

7 Dicas de cama posta para o outono

O outono chegou, o clima já mudou e com as noites mais frias tudo o que queremos é dormir em um lugar bem...

Seta
Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Nós já sabemos que o conforto é uma característica fundamental para todos os tipos de cama. Quanto mais aconchegante, melhor a noite de...

Seta
Quarto romântico: inspirações para você criar o seu

Quarto romântico: inspirações para você criar o seu

Muito mais do que apenas um lugar para dormir, o quarto é o nosso refúgio pessoal para relaxar, recarregar as energias e sonhar....

Seta
Como escolher o travesseiro ideal para uma noite de sono perfeita

Como escolher o travesseiro ideal para uma noite de sono perfeita

Nada melhor que um lençol fofinho, um pijama confortável e um travesseiro macio para aproveitar uma noite de sono tranquila. Este último é...

Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.