Dicas para remover as manchas em tecidos
Remover manchas de tecidos exige um certo cuidado, por isso é sempre bom antes de tudo verificar o tipo de mancha para escolher...
Você já estragou alguma peça de roupa por não entender os símbolos de lavagem da etiqueta? Cada um deles ilustra como lavar, os produtos que podem ou não ser usados e até a forma de colocar a peça para secar.
Por isso, para que suas roupas durem mais e não percam a qualidade, criamos um guia completo para você conhecer cada símbolo e seu significado.
Ah, e como os símbolos de lavagem são universais, ou seja, representam as mesmas recomendações em todos os lugares do mundo, você não precisa se preocupar caso compre uma peça em outro país. Com essas dicas, você irá entender todos os símbolos. Boa leitura!
Muitos dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Contudo, algumas imagens podem ser abstratas e um pouquinho confusas, não é mesmo? Esse é o caso dos símbolos de lavagem. Mas calma, chegou a hora de desvendar essas imagens. Confira os tipos e seus significados:
Podem indicar a lavagem à mão ou a forma correta de lavar a roupa na máquina. Por exemplo, se você está em dúvida se pode ou não lavar sua peça favorita na máquina, procure na etiqueta o desenho que remete a um balde de água. Em alguns casos, esse símbolo acompanha a temperatura ideal para lavar aquela peça.
As roupas que não podem ser colocadas na máquina, tem o mesmo símbolo de balde com água, mas com um “X” sobrepondo a imagem. Isso indica que a peça é mais delicada, sendo ideal lavá-la à mão.
Esses símbolos indicam se a peça pode ou não ser lavada em cloro. É muito importante ficar atento a esses códigos, pois o uso do alvejante, quando não recomendado, pode manchar a roupa.
Para saber se pode ou não lavar em cloro, procure na etiqueta um triângulo com um “CL” dentro. Esse símbolo indica que é permitido o uso do alvejante à base de cloro. Já se o triângulo estiver sobreposto com um “X”, o recomendado é não usar o alvejante.
Os símbolos de secar também são muito importantes. Eles indicam a maneira correta de colocar cada peça para secar, já que alguns tecidos, quando expostos a altas temperaturas, podem encolher; e outros, se colocados no varal com pregadores, podem ter a estrutura danificada.
Se a etiqueta apresentar o símbolo de um círculo com um ponto no meio, isso quer dizer que a peça pode secar dentro da máquina, mas em temperatura mínima. Já se o círculo conter dois pontos, a peça deve ser seca em temperatura máxima. O círculo com o “X” sobreposto, indica que as roupas não podem ser colocadas em secadoras.
Outro símbolo de secar é o quadrado, que pode ser encontrado de três formas: o quadrado sem círculo, significa que a peça deve secar em processo natural, na posição vertical; o quadrado com vários riscos na vertical, indica que a peça pode secar na posição vertical, mas sem ser torcida; o quadrado com um risco “deitado”, indica que a peça deve secar na horizontal, sem torcer.
Os símbolos de passar informam se a roupa pode ou não ser passada, além da temperatura ideal. Mas antes de entender o significado de cada desenho, confira algumas dicas que irão te ajudar na hora de passar a roupa:
Todos os símbolos de passar são representados por um ferro, em diferentes formas. O ferro com o “X” sobreposto, indica que aquela roupa não deve ser passada. O ferro com três pontinhos, indica passar com temperatura alta; com dois pontinhos, temperatura média; com um pontinho, temperatura baixa.
Os símbolos de lavagem a seco são encontrados em roupas de tecidos delicados. Esse símbolo é representado por um círculo que pode aparecer vazio, com um “X” ou com uma letra, indicando o tipo de produto químico que pode ser usado na lavagem. As letras podem ser A, indica o uso de todos os solventes; P, uso de percloroetileno; F, uso de hidrocarboneto.
O mais comum de ser encontrado é o círculo com a letra A, que libera a lavagem com qualquer tipo de solvente.
O cuidado com a roupa de cama começa na lavagem. Por isso, conhecer as instruções de uso da etiqueta também te ajudará a manter seu enxoval limpinho e bem conservado.
Na hora de lavar, separe a roupa de cama da roupa de banho. Lavar as duas juntas pode gerar bolinhas que grudam nos tecidos. As toalhas, por exemplo, por serem de tecido mais robusto, soltam fibras durante a lavagem que acabam grudando em tecidos mais leves, como de lençol ou colcha.
Ah, e nada de jogar todo enxoval de cama na máquina, é preciso saber como organizar a roupa até na lavagem. Você pode seguir estas sugestões:
Gostou das dicas? Temos certeza que depois desse guia sobre os símbolos de lavagem suas roupas ficarão mais bonitas e conservadas. Continue acompanhando o blog da Lavive para mais dicas!
Remover manchas de tecidos exige um certo cuidado, por isso é sempre bom antes de tudo verificar o tipo de mancha para escolher...
Nós já sabemos que o conforto é uma característica fundamental para todos os tipos de cama. Quanto mais aconchegante, melhor a noite de...
Passar roupas de cama pode ser um pouco trabalhoso, mas com as dicas certas, pode se tornar mais fácil. Afinal, quem não ama...
O outono chegou, o clima já mudou e com as noites mais frias tudo o que queremos é dormir em um lugar bem...
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.