Como dobrar roupa de cama e economizar espaço no guarda-roupa?

Postado em: 14/06/2022

Quem não gosta de um quarto limpo, organizado e aconchegante? Saber como dobrar e guardar a roupa de cama pode ser o que faltava para o seu cantinho se tornar ainda mais belo e agradável. Além disso, arrumar a roupa de cama é essencial para conhecer as peças que estão no seu armário.

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para que você otimize tempo e espaço, organizando suas roupas de cama com facilidade e praticidade.

Aprenda a dobrar a roupa de cama para economizar o espaço

O primeiro passo é separar as peças por tipo. Separe os jogos de cama, os lençóis e as fronhas. Assim, você consegue agrupá-los em um único espaço, facilitando a procura das peças.

Uma dica é separar um conjunto de lençol e fronhas para serem dobrados juntos. Dessa forma, quando precisar trocar a roupa de cama, é só pegar o conjunto que já deixou separado. Se o seu guarda-roupa é pequeno, uma sugestão é guardar os lençóis dentro da fronha do travesseiro.

O segredo do armário organizado são as dobras. Por isso, veja outras formas de dobrar a roupa de cama para economizar espaço:

  • Organizando em pacotinhos

A dobra em pacotes é super simples! Primeiro, separe as peças do jogo de cama. Depois, dobre o lençol principal de forma retangular e o lençol de baixo formando um quadrado. Faça da mesma forma com as fronhas. Agora, coloque sobre o lençol retangular o lençol de baixo e as fronhas, usando a metade do retângulo que sobrou para fazer o embrulho.

  • Organizando com fita

Outra forma simples, é empilhar todas as peças do jogo de cama, formando uma pilha e amarrar com uma fitinha de cetim, por exemplo. Lembre-se de empilhar as peças em ordem crescente, da maior para a menor.

  • Guardando colchas e edredons 

Por serem peças de tecidos mais volumosos, uma dica é usar embalagens a vácuo para guardar as colchas, mantas e edredons.                    

Aprendendo a dobrar lençol de elástico

Aprender a dobrar o lençol de elástico vai fazer toda diferença na hora de organizar a roupa de cama. Devido ao formato da peça, essa tarefa pode ser desafiadora, mas calma, basta seguir este passo a passo:

1. Vire o lençol de elástico ao avesso

Vire o lençol ao avesso. Deixe-o na vertical e coloque as mãos dentro das pontas opostas do lençol, guiando-se pelas costuras;

2. Junte as pontas

Junte as mãos, encostando as duas costuras e passando um elástico por cima do outro.

3. Dobre na metade

Vire o lençol na horizontal e repita o processo, colocando as mãos nas costuras opostas e unindo-as para passar novamente um elástico por cima do outro, juntando as costuras.

4. Dobre novamente

Com todas as pontas do lençol unidas, restarão duas abas com elástico. Vire cada aba para a parte interna da dobra do lençol e dobre-o normalmente até esconder o elástico.

5. Forme um quadrado

Por último, dobre o lençol formando um quadrado, até o tamanho que desejar.

Onde guardar a roupa de cama

Depois de dobrar as roupas de cama, é hora de organizá-las no armário. Comece separando um espaço no guarda-roupa apenas para o enxoval. Assim, você conseguirá encontrar as peças com mais facilidade.

Você pode guardá-las na prateleira alta do guarda-roupa ou aproveitar uma cômoda no quarto. Para guardar as peças pouco usadas ou volumosas, como mantas e edredons, você pode optar por um maleiro ou baú.

Outra sugestão é utilizar cestos. Eles facilitam a reunião de todos os itens em um mesmo lugar e impedem que as peças se percam ou caiam dentro do armário.

Sempre verifique se as peças estão devidamente limpas antes de guardá-las. Dessa forma, você evita a proliferação de ácaros e bactérias. Além disso, separe as peças lavadas e passadas do enxoval em uso. Isso é muito importante para evitar que os microorganismos se espalhem.

Ah, e lembre-se: na hora de guardar a roupa de cama, separe e guarde os itens similares juntos. Assim, nenhuma fronha se perderá entre as roupas maiores ou entre dois jogos diferentes.

Como limpar o armário antes de guardar a roupa de cama

Esse é um passo super importante, afinal não dá para guardar a roupa de cama de qualquer jeito, concorda? Antes de organizar comece limpando seu armário.

O primeiro passo é tirar todos os itens de dentro do espaço onde a roupa será guardada. É fundamental que você deixe o local vazio para que a limpeza seja feita de maneira adequada. Aproveite e separe os itens que estão rasgados, desbotados e que já não servem mais. Você pode colocá-los em cima da cama e ir separando o que será guardado, doado ou descartado.

Com a ajuda de uma flanela macia, de preferência de microfibra, passe o produto de limpeza por toda parte interna do guarda-roupa. Você pode usar o produto que desejar, contudo uma dica é fazer uma solução de água com vinagre para desinfetar e tirar cheiros fortes. Caso faça essa misturinha, é importante aplicar um paninho seco, depois da flanela umedecida, para retirar o excesso.

Essa limpeza mais profunda pode ser feita uma vez por mês. Dessa forma, você garante um armário limpo para armazenar bem todo o seu enxoval.

Depois de tudo limpinho, é só organizar as peças. Seguindo esse guia não tem como errar!

Então, gostou das dicas sobre como dobrar e guardar a roupa de cama? Acompanhe nosso blog para saber mais sobre decoração, organização e estilo de vida.

COMPARTILHE:

Você também vai gostar

Símbolos na etiqueta: entenda e saiba como lavar roupa corretamente

Símbolos na etiqueta: entenda e saiba como lavar roupa corretamente

Como cuidar da roupa de cama? Você já estragou alguma peça de roupa por não entender os símbolos de lavagem da etiqueta? Cada...

Seta
Pillow Top: o que é e como escolher?

Pillow Top: o que é e como escolher?

Para ter uma noite de sono tranquila, nada melhor que uma colcha fofinha, um lençol macio e um pijama confortável. Outra opção para...

Seta
Descubra o que é e como usar a peseira na decoração

Descubra o que é e como usar a peseira na decoração

Quem não ama decorar o lar? Essa é uma das tarefas mais prazerosas da casa, na qual podemos demonstrar nossa personalidade e deixar...

Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.