Algodão ou Poliéster? Descubra qual tecido mais combina com você

Postado em: 25/01/2022

Se nos limitarmos a decidir a cor, o modelo e a estampa do produto que estamos procurando, sem entender o material usado em sua confecção, corremos o risco de errar na hora de escolher, e acabar comprando um item cuja qualidade deixa a desejar. Além da decoração, o ideal é pensarmos na roupa de cama como um artigo que proporciona conforto, maciez, praticidade e durabilidade.

Como a maioria dos erros que cometemos na hora de escolher a roupa de cama podem ser evitados, vamos responder a uma das dúvidas mais frequentes sobre o assunto, assim você poderá escolher a roupa de cama ideal para você.

Quais são as vantagens e desvantagens do algodão e do poliéster?

Algodão

Vantagens

O tecido de algodão tem fibra natural, responsável pela sua maciez e conforto.

É considerado um tecido que “respira”, porque permite a livre circulação do ar, o que significa que o ar de fora consegue penetrar na peça, permitindo que o calor da cama saia. Ou seja, a sensação térmica é melhor, justamente por ser uma peça mais fresca. 

Além disso, o algodão tem maior durabilidade, é resistente às lavagens em máquinas e aos ferros de passar roupas/tecidos.

Em relação a maciez, a quantidade de fios é determinante. Quanto mais fios, (que podem variar de 140 até 1250), mais macio e confortável é a roupa de cama feita de algodão.

Desvantagens

Como principal desvantagem, está a falta de praticidade, já que as peças de algodão amassam com mais facilidade que o poliéster, podendo lacear e encolher após as lavagens, além das cores, que são preservadas por menos tempo. Os preços, em geral, também são mais altos.

Poliéster

Vantagens

O poliéster é proveniente de fibras sintéticas. Essas fibras são fibras mais fortes e tornam o tecido mais resistente, ou seja, ele amassa com menos frequência e, após a lavagem, seca com mais facilidade.

Outra grande vantagem do poliéster é o preço. Por ser um tecido artificial, os preços são mais baixos, se comparados aos preços dos tecidos de algodão. Porém, não se engane, nem sempre o menor preço significa menos qualidade, é necessário sempre avaliar o custo-benefício do tecido.

Desvantagem

De maneira geral, o poliéster não permite a saída de calor como o algodão. Sem esse “respiro” natural do algodão, ele torna-se uma peça um pouco mais quente. Porém, hoje em dia é possível encontrar tecidos de poliéster que chegam mais próximo ao algodão.

Como encontrar um bom tecido de poliéster?

Hoje, no mercado, é possível encontrar algumas alternativas ao tecido de poliéster tradicional, que era conhecido por ser um tecido “inferior”. As tecnologias do processo de sintetização evoluíram tanto que hoje já é possível encontrar tecidos sintéticos que se assemelham ao algodão.

O ponto de partida para se encontrar um tecido de poliéster de boa qualidade está em sua gramatura e quantidade de fios, porém, o processo de fabricação também importa muito. Por isso, comprar somente de marcas de confiança é muito importante.

Fique atendo aos produtos com o preço muito abaixo do mercado, pois eles tendem a apresentar menor qualidade, o que também proporciona um baixo custo-benefício ao consumidor.

Alguns tipos de poliéster que trabalhamos aqui na Lavive e que se destacam por sua qualidade são:

Percal de Poliéster

O percal de poliéster é uma ótima opção de entrada entre os tipos de poliéster, pois é um tecido com gramatura maior que a tradicional, o que significa que tem mais fios por polegada, maior conforto e maior durabilidade.

Poliéster chambrey e poliéster linho

Ambos os tecidos possuem um tratamento diferenciado em seu processo de fabricação, o que faz com que seu toque se assemelhe ao tecido de algodão 300 fios. Além disso, o tecido poliéster linho é dupla face e une a textura do tecido linho + listrado.

Poliéster fitado

O tecido de poliéster fitado é o que apresenta maior qualidade entre nossos poliésteres, pois sua gramatura é mais elevada (140g) e conta com um toque que se assemelha ao algodão 400 fios. Além disso, também possui um aspecto acetinado, que faz com que tenha um leve brilho, trazendo ainda mais diferenciação para o tecido.

Conclusão – Algodão ou poliéster, qual escolher?

Como você pôde observar, decidir entre o algodão ou poliéster não é uma tarefa fácil. Apesar do algodão contar com seu conforto natural, também é importante levar em consideração fatores como a quantidade de fios e a praticidade que irá oferecer.

Já o poliéster, apesar do “preconceito” sofrido no passado, conta hoje com alternativas tão boas quanto algumas composições de algodão. Por isso, analisar o quanto você quer investir, qual o seu objetivo com o produto e o custo-benefício que ele irá te proporcionar são fatores determinantes no momento da escolha.

Se você está com dúvidas e gostaria da ajuda de uma especialista, clique aqui para entrar em contato conosco.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter respondido suas dúvidas.

Até a próxima!

COMPARTILHE:

Você também vai gostar

Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Nós já sabemos que o conforto é uma característica fundamental para todos os tipos de cama. Quanto mais aconchegante, melhor a noite de...

Seta
Quarto romântico: inspirações para você criar o seu

Quarto romântico: inspirações para você criar o seu

Muito mais do que apenas um lugar para dormir, o quarto é o nosso refúgio pessoal para relaxar, recarregar as energias e sonhar....

Seta
Como escolher o travesseiro ideal para uma noite de sono perfeita

Como escolher o travesseiro ideal para uma noite de sono perfeita

Nada melhor que um lençol fofinho, um pijama confortável e um travesseiro macio para aproveitar uma noite de sono tranquila. Este último é...

Seta
Spa em casa: transforme a sua casa no refúgio perfeito

Spa em casa: transforme a sua casa no refúgio perfeito

Cansaço, estresse, agitação. Às vezes, em meio a correria do dia a dia, tudo o que precisamos é de um momento para recarregar...

Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.