5 dicas para renovar a decoração do seu quarto

Postado em: 31/03/2022

A decoração faz toda diferença na nossa rotina, não é mesmo? Além de despertar sensações de aconchego e conforto, ela reflete a nossa personalidade. E quando o assunto é quarto, a décor se torna ainda mais importante. Afinal, esse é um dos cômodos mais importantes da casa, o lugar onde vivemos nossa particularidade.

Por isso, nós selecionamos 5 dicas de decoração para você se inspirar e colocar em prática na hora de renovar o seu quarto. Com estes pequenos passos, você já pode começar a colocar a mão na massa para tornar o seu quarto ainda mais especial.

1. Elimine os excessos

Se o objetivo é ter um ambiente novo, chegou a hora de desapegar e deixar apenas o necessário. É difícil (eu sei), mas a renovação começa nos pequenos detalhes!

Faça uma limpeza no guarda-roupa, móveis, gavetas e estantes. Não deixe roupa suja em cima da poltrona ou da cama. Além disso, verifique quais itens decorativos estão desgastados, quebrados ou não fazem mais sentido para você.

Essas pequenas atitudes já são capazes de trazer uma grande renovação para o ambiente.

2. Defina um estilo

Esse é um passo muito importante para que você não se decepcione com o resultado final. Por isso, antes de escolher os itens que vão compor o quarto, descubra seu próprio gosto e estilo.

No design de interiores existem diversos estilos para decorar o seu quarto, criando diferentes composições e expressando uma personalidade própria. Alguns deles são: moderno, vintage, clássico e romântico. Entenda um pouquinho deles:

Moderno: com um design prático e funcional, o estilo moderno combina cores neutras com poucos elementos de tons intensos, como nas cortinas, almofadas e roupas de cama.

Vintage: traz ao ambiente a sensação gostosa das histórias e memórias que vivemos. Os móveis remetem a épocas passadas, combinados a tons neutros e elementos amadeirados. Papéis de parede e quadros antigos também são marcantes nesse estilo.

Clássico: transmite elegância e funcionalidade. Esse estilo combina cores claras, como branco, bege e tons pastéis, a um ambiente bem iluminado e com detalhes amadeirados na decoração. Roupa de cama com babados, tapetes felpudos e lustres também são característicos do quarto clássico.

Romântico: esse estilo aposta em mobílias brancas, com detalhes de ferro ou de madeira na estrutura, além de poltronas, cadeiras e pufes em tons claros ou pastéis. Além de investir em flores e estampas florais.

3. Mude a decoração

É claro que não estamos falando em comprar tudo novo. Para renovar a decoração, você pode apostar em mudanças simples, como trocar um móvel de lugar, colocar novos quadros e caprichar no enxoval.

Que tal colocar uma poltrona no quarto? Esse item pode fazer toda a diferença, principalmente se você gosta de ler. Mobílias menores, como mesas de cabeceira, prateleiras e estantes também podem transformar a decoração e deixar o seu cantinho mais organizado.

Ah, e não podemos esquecer das cores! Cada cor produz uma sensação diferente no ambiente, influenciando as nossas emoções. Por isso, a escolha delas para o nosso quarto é super importante.

Tons de cinza, branco e bege, além de cores frias como azul, verde e violeta são as mais indicadas para esse cômodo por expressarem a ideia de calmaria e tranquilidade. Mas é claro que o seu gosto pessoal é o mais importante.

Se você tiver dúvidas de como harmonizar as cores na decoração, confira nosso post sobre cores para quarto, um guia para você arrasar na escolha das paletas. Temos várias dicas incríveis por lá!

4. Aposte em itens decorativos

O sucesso da decoração também está nos itens decorativos. As opções são infinitas, mas dentre os principais estão: vasos, espelhos, quadros, abajures e livros.

Os vasos são super versáteis e podem criar vários efeitos visuais. Você pode optar por vasos apenas decorativos, de estampas ou cores sólidas, ou com plantinhas. As plantas podem ser usadas em qualquer cômodo. No quarto, elas trazem uma sensação de calma e bem-estar, auxiliando para uma noite de sono mais tranquila.

Os espelhos são itens funcionais e que proporcionam a sensação de amplitude ao ambiente. Se você tem um quarto pequeno, invista em espelhos retangulares, já se o espaço for maior, escolha por alternativas redondas ou ovais.

Os quadros são ideais para aproveitar os espaços verticais. Você pode utilizá-los com ou sem moldura e com a foto que desejar, o que confere ainda mais da sua essência e originalidade para seu cantinho sagrado.

Os abajures são itens lindos e expressam o aconchego que todo quarto precisa. Existem diversos modelos, tanto de cabeceira quanto de chão. Mas antes de escolher, é importante ter em mente qual é o seu objetivo. Por exemplo, se você gosta de ler, um abajur simples com luz direcionada é o ideal.

Os livros também são itens queridinhos na decoração. Não existe uma forma exata de usá-los, você pode ir até aonde sua criatividade permitir, algumas opções são: colocá-los em uma estante, na mesa de cabeceira ou em nichos na parede, mas existem várias outras para poder explorar.

5. Invista em uma cama arrumada

A cama é um dos principais móveis do quarto, somos suspeitos para falar, mas talvez seja o mais importante. Por isso, também merece ser renovada! E para isso você não precisa comprar uma nova; mudá-la de lugar ou colocar uma nova cabeceira já darão um “up” no ambiente. Além disso, se preferir, investir em uma roupa de cama também deixará seu cantinho muito mais acolhedor.

Aqui na Lavive, nós temos cobres leitos e enxovais para todos os estilos. Você pode conferir alguns deles clicando aqui.

Esperamos que este post inspire você a começar hoje mesmo a transformação no seu quarto! Compartilhe essas dicas com alguém que você acha que também vai gostar de aprendê-las.

TAG'S RELACIONADAS:
COMPARTILHE:

Você também vai gostar

7 Dicas de cama posta para o outono

7 Dicas de cama posta para o outono

O outono chegou, o clima já mudou e com as noites mais frias tudo o que queremos é dormir em um lugar bem...

Seta
Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Nós já sabemos que o conforto é uma característica fundamental para todos os tipos de cama. Quanto mais aconchegante, melhor a noite de...

Seta
Quarto romântico: inspirações para você criar o seu

Quarto romântico: inspirações para você criar o seu

Muito mais do que apenas um lugar para dormir, o quarto é o nosso refúgio pessoal para relaxar, recarregar as energias e sonhar....

Seta
Como escolher o travesseiro ideal para uma noite de sono perfeita

Como escolher o travesseiro ideal para uma noite de sono perfeita

Nada melhor que um lençol fofinho, um pijama confortável e um travesseiro macio para aproveitar uma noite de sono tranquila. Este último é...

Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.