4 passos para escolher um tecido de qualidade para o seu enxoval de cama

Postado em: 5/10/2023

O enxoval de cama é uma parte essencial de qualquer lar aconchegante. A escolha do tecido certo para lençóis, fronhas e demais peças que compõem a cama pode fazer toda a diferença no conforto e na durabilidade do seu enxoval.

Mas como você pode identificar e definir um tecido de qualidade? Neste artigo, vamos explorar 4 passos para você escolher produtos de qualidade para o seu enxoval de cama.

Passo 1: Conheça os tipos de tecido

O tecido influencia no caimento, na costura e até mesmo na durabilidade do produto. Isso vale tanto para roupas quanto para o enxoval de cama. Por isso, o primeiro passo é entender os tipos de tecido disponíveis.

Algodão, linho, seda, microfibra e flanela são algumas das opções mais comuns. Cada um desses tecidos têm características próprias, como respirabilidade, maciez e durabilidade.

Mas antes de saber um pouquinho sobre cada uma dessas opções, é preciso esclarecer a diferença entre dois conceitos básicos que vão facilitar o seu entendimento e a sua escolha. Estamos falando dos tecidos em fibras naturais e fibras sintéticas.

Tecidos em fibras naturais:

Como o próprio nome já diz, são tecidos feitos a partir de matérias-primas presentes na natureza. Eles têm um valor superior aos sintéticos, mas demandam muito mais cuidados de manutenção.

Tecidos em fibras sintéticas:

São tecidos compostos de fibras produzidas a partir de produtos químicos como o poliéster. Dessa forma, são bem mais duráveis e fáceis de cuidar, podendo ser lavados em máquinas sem nenhum problema.

Sabendo disso, fica mais fácil entender as características dos diversos tipos de tecido presentes na fabricação dos produtos para enxoval de cama. Abaixo, listamos os mais comuns:

Algodão: É uma fibra natural, longa e resistente, garantindo qualidade e durabilidade às peças. Ideal para dias quentes, pois absorve a umidade e seca facilmente, evitando que o suor fique nos lençóis. 

Linho: Também é uma fibra natural e tem particularidades semelhantes ao algodão. Contudo, a sua resiliência em retornar à forma original após muitas lavagens ou a uma deformação elástica é bem baixa.

Seda: Encontrada principalmente em fronhas, a seda também é uma fibra natural. Considerada a fibra mais resistente, tem uma alta maciez e absorção, deixando seu uso agradável nos dias quentes.

Microfibra: Feito de fibras sintéticas é composto por uma mistura de diferentes matérias primas, como poliéster e poliamida. É ideal para quem busca roupas de cama com baixa capacidade de causar alergia, além de serem ótimos isolantes térmicos.

Flanela: Feito com acabamento em ambos os lados ou em ponto de tafetá utilizados em sua tecelagem, é um tecido macio que varia na sua firmeza e textura dependendo da fabricação. Geralmente é produzido com lã ou algodão.

A partir da comparação desses e de outros tecidos, fica mais fácil encontrar aquele que melhor atende às suas necessidades.

Passo 2: Avalie o clima da sua região

O segundo passo para ajudar na escolha do tecido é avaliar o clima da sua região. Esse fator desempenha um papel fundamental na preferência do enxoval de cama. Por exemplo, em climas quentes, tecidos leves e respiráveis, como o algodão, são opções perfeitas. Já em locais mais frios, microfibra ou flanela podem ser mais apropriados.

Passo 3: Verifique a contagem de fibras

A contagem da fibra, também conhecida como contagem de fios, é um indicador da qualidade do tecido. Quanto mais longo o fio, mais macio e durável o tecido tende a ser, além da menor a probabilidade de aparecer bolinhas na peça. Opte por tecidos com uma contagem de fios entre 200 e 800 para garantir toda durabilidade, maciez e conforto que você merece.

Passo 4: Pense na facilidade de manutenção

Outro fator importante é considerar a facilidade de manutenção desse tecido: ele necessita de cuidados especiais, como lavagem à mão ou limpeza a seco, ou pode ser lavado na máquina? Veja qual desses tipos se adapta ao seu estilo de vida e às suas preferências de cuidados.

Ao seguir esses 4 passos, você estará preparado para tomar uma decisão certeira e escolher as peças para o seu enxoval de cama com o tecido que mais atende às suas necessidades e da sua família.

Prezar pela qualidade do seu enxoval é uma forma de demonstrar amor e cuidado, criando um ambiente de sono acolhedor e relaxante. Portanto, escolha com sabedoria e para desfrutar de todo conforto que você e sua família visite o site da Lavive para conhecer nossos produtos.

Você também vai gostar

Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Nós já sabemos que o conforto é uma característica fundamental para todos os tipos de cama. Quanto mais aconchegante, melhor a noite de...

Seta
Quarto romântico: inspirações para você criar o seu

Quarto romântico: inspirações para você criar o seu

Muito mais do que apenas um lugar para dormir, o quarto é o nosso refúgio pessoal para relaxar, recarregar as energias e sonhar....

Seta
Como escolher o travesseiro ideal para uma noite de sono perfeita

Como escolher o travesseiro ideal para uma noite de sono perfeita

Nada melhor que um lençol fofinho, um pijama confortável e um travesseiro macio para aproveitar uma noite de sono tranquila. Este último é...

Seta
Spa em casa: transforme a sua casa no refúgio perfeito

Spa em casa: transforme a sua casa no refúgio perfeito

Cansaço, estresse, agitação. Às vezes, em meio a correria do dia a dia, tudo o que precisamos é de um momento para recarregar...

Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.