O que é matelassê?

Postado em: 14/07/2022

Você conhece a costura matelassê? A palavra matelassê é de origem francesa e significa “acolchoado”. A técnica oferece um acabamento muito macio aos tecidos e pode ser usada em diversas peças, como móveis, roupas de cama, roupas e acessórios.

O matelassê ganhou muito espaço no mundo da moda e se popularizou quando em 1955 a marca de grife Chanel adotou o estilo matelassado em sua it bag 2.55. Hoje, é comum encontrar jogos de cama com a textura acolchoada e macia proporcionadas pelo matelassê.

A técnica do matelassê proporciona conforto e elegância às peças por um padrão de tecido espesso que parece estar acolchoado ou preenchido. Esse acabamento é feito por meio de pespontos que unem dois tecidos sobrepostos, com enchimento no meio. Os tecidos podem variar entre algodão, linho, couro entre outros.

Para alcançar esse efeito mais fofinho no centro, em sua maioria, os tecidos matelassados têm linhas de costura que formam losangos. Essa forma une o tecido, o enchimento e o forro para formar a área acolchoada. Além desse formato, também podemos encontrar o matelassê em estampas geométricas e florais.

Onde encontrar?

O matelassê, além de transmitir elegância e conforto, tem a vantagem de aumentar a durabilidade das produções. Você pode encontrar esse tipo de costura em peças de roupas, tanto femininas quanto masculinas. Essa costura deixa a roupa mais estruturada, com certo volume, sendo ideal para dias mais frios.

Muitas colchas e edredons também utilizam o matelassê para transmitir a sensação de maciez e aconchego que nossa cama merece. Outra característica é que o matelassê usado nos enxovais, assim como nas roupas, deixam as peças quentinhas, tornando-as ideais para se aquecer no inverno.

Matelassê na decoração

O matelassê pode ser aplicado em diversos estilos decorativos. Você pode usar a técnica para compor a decoração da sua casa, com muita personalidade e conforto.

Se você gosta de um estilo vintage, clássico e, ao mesmo tempo, atemporal, pode apostar no uso do matelassê em móveis, como puffs, baús e poltronas. Para os que gostam de um ambiente mais sofisticado, uma dica é aplicar o matelassê em revestimentos de paredes, em cores neutras. Fica um charme na decoração.

Outra sugestão é para os românticos que podem usar o matelassê em móveis com estampa floral. Se você prefere tons mais fortes e descontraídos, pode investir em um sofá matelassado azul ou vermelho e compor com almofadas lisas de tons neutros.

O uso do matelassê traz diversas possibilidades. Com certeza, você já deve estar pensando em como essa técnica ficaria linda aplicada nos seus móveis e enxovais de cama. Ah, e provavelmente você já deve ter alguma colcha ou edredom em matelassê, mas não sabia.

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas sobre decoração e estilo de vida.

TAG'S RELACIONADAS:
COMPARTILHE:

Você também vai gostar

Dicas para remover as manchas em tecidos

Dicas para remover as manchas em tecidos

Remover manchas de tecidos exige um certo cuidado, por isso é sempre bom antes de tudo verificar o tipo de mancha para escolher...

Seta
Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Conheça o Probox®: uma saia para cama box fácil de colocar

Nós já sabemos que o conforto é uma característica fundamental para todos os tipos de cama. Quanto mais aconchegante, melhor a noite de...

Seta
Dicas para passar a roupa de cama

Dicas para passar a roupa de cama

Passar roupas de cama pode ser um pouco trabalhoso, mas com as dicas certas, pode se tornar mais fácil. Afinal, quem não ama...

Seta
7 Dicas de cama posta para o outono

7 Dicas de cama posta para o outono

O outono chegou, o clima já mudou e com as noites mais frias tudo o que queremos é dormir em um lugar bem...

Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.